De acordo com Capobianco (2013), “as tecnologias da informação e comunicação (TICs) oferecem recursos para potencializar os processos na área de educação”, abrindo novas possibilidades para complementar o ensino formal para aproximação e comunicação, ou seja, uso de redes sociais, especificamente o Facebook, no ensino e aprendizagem permite que grupos de pessoas se reúnam com mais facilidade, realizem pesquisas de forma sincronizada, além de compartilhar mídias de diversos tipos, facilitando o aprendizado. Desse modo “possibilitam que os alunos explorem as características sociais do aprendizado, à medida que oferecem diversas formas de interação, facilitando com que estudantes e professores se comuniquem e colaborem uns com os outros”.
Seguindo a mesma linha de raciocínio o autor Marteleto (2012), afirma que, “o conceito de redes sociais leva a uma compreensão da sociedade a partir dos vínculos relacionais entre os indivíduos, os quais reforçariam suas capacidades de atuação, compartilhamento, aprendizagem, captação de recursos e mobilização” Apesar do recurso não ter sido criado para fins educacionais, estes vêm sendo explorados com bastante ênfase nos últimos anos, constituindo-se num espaço de troca e compartilhamento de dúvidas, certezas e descobertas.
Referências:
SPENCE, Nádie C. M. ; CARVALHO, Marie J. S. Práticas de letramento digital: o Moodle, os blogs e o Facebook como recursos na formação de professores. I Congreso Internacional de Informática Educativa, TISE, Chile, 2012. Disponível:http://www.tise.cl/volumen8/TISE2012/38.pdf
VASCONCELLOS, Bruno C.; ET ALL. Desenvolvimento de Um Aplicativo Integrado ao Facebook e ao Sistema do Projeto IGUAL para Compartilhamento e Recomendação de Objetos de Aprendizagem, TISE 2013.
Disponível: http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/610-612.pd
Grupo de pesquisa:
Luanna Correia
Jadir Roberta
Rayara Alves
Alluska Cavalcante