sábado, 18 de março de 2017

Resumo da aula dia 13/03/2017



A aula iniciou com uma reunião da turma no centro da sala como é de costumes; onde foi debatido sobre a aula passada sobre a utilização da WebQuest; as dúvidas que surgiram a partir de sua utilização em um trabalho em grupo, dificuldades no seu desenvolvimento, aprendizagem.
Foi feita a seguinte pergunta: Qual é o papel do professor na webquest?
Resp.: O professor tem o papel de orientar, mediar é acompanhar o aluno.
Ocorreu a apresentação da webQuest de cada grupo; onde cada grupo foram orientados sobre erros e acertos.
É foi passada algumas orientações sobre o aplicativo de Realidade aumentada (aurasma).
É tem um trabalho que será apresentado na próxima aula dia 20/03/2017 sobre as seguintes perguntas:

-O que é Realidade Aumentada(RA)?

-Como funciona a RA?

-Como podemos aplicar a RA na educação?

-Que aplicativos estão disponíveis para o uso dos professores e seus alunos, e como esses aplicativos funcionam?
Em que as respostas serão apresentas por meio de um texto
Link do vídeo de aurasma:


Links de acesso ao blog:          
                                                                                
-Trabalho apresentado por meio da utilização da webquest:
-Pesquisa feita sobre o Aurasma:


Aurasma

Aurasma é uma aplicação para androide e  iphone  capaz de trazer a realidade aumentada para nossos smartphone ou tablet. Os usuários podem criar seus próprios efeitos (chamados de Aura) através do mesmo, tendo a imagens  de um objeto para coincidir com o que estamos enquadrando com a câmera
Conheça agora algumas imagem que vão te levar para outra plataforma, basta apenas aproximar seu Smartphone ou tablet, lembrando que é necessário baixar o aplicativo com leitor de código QR, se ainda não baixou  clique no link a seguir.


Link aplicativo: play.google.com/store/apps/details?id=app.qrcode

 Aproxime seu Smartphone ou tablet e divirtam-se  











Através do código QR, podemos viajar para outra dimensão em alguns segundos

Obrigada

Luanna Coreia

Jadir  Roberta 

Alluska Calvacante

Rayara Alves 


Realidade Aumentada


É possível trazer uma  imagem virtual para o mundo real?  Sim é possível,  essa tecnologia chama – se (RA) realidade aumentada,  que tem o proposito de aproximar a realidade com a ficção, originou-se por meios de códigos de barras e etiquetes que  em sua maioria não estavam transmitindo as informações necessárias com perfeição, dado isso, foi desenvolvido o código 2D ( duas dimensões ) que permitiam muita mas informações do que o código de barras. Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

Como Funciona?

Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:

1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;

2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;

3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

Na educação, podemos aplicar essa tecnologia por meio de códigos QR  vamos ver a baixo alguns exemplos:

1- Use o espaço físico da escola
Ponha código em áreas específicas da sala de aula, fazendo com que os estudantes andem pelo ambiente e usem os códigos de acordo com suas necessidades e de acordo com o que está exposto nos murais.

2- Faça uma escola mais verde
Ao invés de gastar toneladas de papel, incentive seus alunos a terem o leitor de QR instalado no celular e passe a divulgar seu material virtualmente.

3-Divulgue gabaritos online
Use os Códigos QR para divulgar gabaritos de provas e passar exercícios online aos seus alunos. Usado em conjunto com uma plataforma educativa, é possível avaliar o trabalho individual de cada um deles e saber o rendimento da sala e de cada aluno.

4-Forneça material de apoio
Use os códigos para fornecer exercícios complementares ao final da apostila, voltado aos alunos que desejam estudar o tema a fundo fora da sala de aula.

Vamos ver abaixo dois vídeos para fixar melhor essa ideia



 Link vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=9vggMaEorqQ&spfreload=5



Link vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=i0nL8gWblBM

Atividade desenvolvida e orientada pelo professor Fernando Silvio Pimentel 
Blog Professor: http://eduticufal.blogspot.com.br/


Referências: noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/12/12/897085/12-maneiras-usar-codigo-qr-na-sala-aula.html

/www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm


Obrigada