sábado, 18 de março de 2017

Realidade Aumentada


É possível trazer uma  imagem virtual para o mundo real?  Sim é possível,  essa tecnologia chama – se (RA) realidade aumentada,  que tem o proposito de aproximar a realidade com a ficção, originou-se por meios de códigos de barras e etiquetes que  em sua maioria não estavam transmitindo as informações necessárias com perfeição, dado isso, foi desenvolvido o código 2D ( duas dimensões ) que permitiam muita mas informações do que o código de barras. Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

Como Funciona?

Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:

1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;

2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;

3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

Na educação, podemos aplicar essa tecnologia por meio de códigos QR  vamos ver a baixo alguns exemplos:

1- Use o espaço físico da escola
Ponha código em áreas específicas da sala de aula, fazendo com que os estudantes andem pelo ambiente e usem os códigos de acordo com suas necessidades e de acordo com o que está exposto nos murais.

2- Faça uma escola mais verde
Ao invés de gastar toneladas de papel, incentive seus alunos a terem o leitor de QR instalado no celular e passe a divulgar seu material virtualmente.

3-Divulgue gabaritos online
Use os Códigos QR para divulgar gabaritos de provas e passar exercícios online aos seus alunos. Usado em conjunto com uma plataforma educativa, é possível avaliar o trabalho individual de cada um deles e saber o rendimento da sala e de cada aluno.

4-Forneça material de apoio
Use os códigos para fornecer exercícios complementares ao final da apostila, voltado aos alunos que desejam estudar o tema a fundo fora da sala de aula.

Vamos ver abaixo dois vídeos para fixar melhor essa ideia



 Link vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=9vggMaEorqQ&spfreload=5



Link vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=i0nL8gWblBM

Atividade desenvolvida e orientada pelo professor Fernando Silvio Pimentel 
Blog Professor: http://eduticufal.blogspot.com.br/


Referências: noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/12/12/897085/12-maneiras-usar-codigo-qr-na-sala-aula.html

/www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm


Obrigada



Nenhum comentário:

Postar um comentário